Buscar:

Evento sobre Supply Chain nos negócios tem participação da Abraidi, que esclarece como ocorrem distorções do setor de saúde

Imprimir PDF
Voltar

NoticiaAnexos 021221

A ABRAIDI participou do InClub – Informação e Interação em Compras Públicas da mesa “Fornecedores: Indústria e Distribuidor”. O evento online é realizado em três terças-feiras. A primeira, neste 30 de novembro, abordou o complexo processo que envolve todas as operações de uma empresa, desde a compra da matéria-prima, até a fabricação e entrega ao consumidor.

O diretor executivo, Bruno Bezerra, abordou a visão estratégica e funcional dos distribuidores na gestão de Supply Chain para os mercados público e privado. Ele explicou, inicialmente, como é formada a cadeia de suprimentos médicos, que precisa funcionar muito bem para exercer a sua principal finalidade que é salvar vidas. “Quem são os clientes? Hospitais, clínicas e laboratórios e planos de saúde. É um setor extremamente complexo, sensível, com operações semelhantes, tanto nos setores público quanto privado, e com peculiaridades muitos específicas no Brasil”, esclareceu. “A diferença entre o público e privado é o modelo da compra, por licitação, pregão ou por organização social – OS – no setor público”, completou em linhas gerais.

O diretor executivo informou como é o enorme trabalho de um distribuidor em todo o Brasil, com dimensões continentais. “Muitos produtos têm que ser disponibilizados em consignação para os hospitais, principalmente os utilizados em cirurgias emergenciais, além dos instrumentais cirúrgicos oferecidos para a realização do procedimento, de toda a logística, monitoração e os profissionais, como instrumentadores ou perfusionistas. “Todo esse pacote fornecido pelo distribuidor não é adequadamente remunerado e trata-se de uma distorção do setor que a ABRAIDI vem denunciando com muita frequência”, completou.

Estiveram presentes no evento também lideranças de empresas, representantes do setor público, consultores e professores universitários com especialização no tema. O InClub é uma iniciativa IBIZ, desde 2014, para proporcionar integração, interação e informação para a comunidade de profissionais e gestores que atuam direta ou indiretamente no mercado de compras e licitações públicas. Após a palestra, Bruno Bezerra respondeu dúvidas dos participantes.

Fonte: Abraidi, em 02.12.2021.