Palestra apresentada pelo Diretor-Presidente Cícero Dias reforçou importância da previdência complementar e o papel dos gestores de pessoas na disseminação da educação previdenciária
“A formação e a informação são importantes para que possamos, ao longo da nossa vida ativa, como servidores ativos, fazer um investimento pensando na nossa vida após o trabalho, na nossa aposentadoria”. A declaração é da professora e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruna Carvalho, que participou do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), realizado nos dias 11 e 12 de março na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Durante o encontro, que reuniu cerca de 100 profissionais da área de gestão de pessoas de universidades e institutos federais, o Diretor-Presidente da Funpresp, Cícero Dias, apresentou uma palestra para destacar os benefícios da previdência complementar e a importância do engajamento institucional para garantir que os servidores tomem decisões informadas sobre o futuro. Segundo o Diretor, a ocasião foi uma oportunidade para fortalecer a relação entre a instituição e os gestores, agentes indispensáveis na aproximação com a entidade.
“Os gestores de pessoas são peças fundamentais nesse processo. Eles são os primeiros a dialogar com os servidores sobre os direitos, os benefícios e as diversas possibilidades no planejamento previdenciário ao longo da carreira. Nosso papel enquanto instituição é oferecer todo o suporte necessário a esses profissionais e conteúdos para que essa orientação ao servidor seja cada vez mais eficaz. E a nossa gestão tem olhado para esse ponto com muito carinho, porque entendemos que formação e informação, nessa relação com o servidor, fazem toda a diferença”, afirmou Dias.
A Coordenadora do Forgepe e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mirian Dantas, elogiou o trabalho da Funpresp no fortalecimento da aproximação com os gestores de pessoas e servidores públicos. Ela contou que a jornada da instituição em levar conhecimento sobre benefícios e vantagens dos planos tem sido fundamental para a construção de um futuro melhor. “Precisamos falar muito mais, porque é um assunto que ainda precisa ser internalizado dentro da cultura organizacional da gestão de pessoas”, contou.
“A gente não tinha a cultura de pensar em preparação para a aposentadoria. Previdência complementar é um assunto novo. E os servidores ainda têm muitas dúvidas. Claro que eles devem recorrer à Funpresp, mas às vezes eles nos procuram. Saber como orientá-los para que os servidores, principalmente a geração que já entra na vigência da Funpresp, não tenham prejuízo lá na frente e consigam se planejar para ter aposentadoria com a melhor remuneração possível, é fundamental”, destacou Dantas.
Mensalmente, a Funpresp já realiza treinamentos, palestras, oficinas de forma online e presencial, e disponibiliza materiais informativos para capacitar gestores e servidores para o planejamento financeiro. Mais recentemente, a instituição lançou o “Quem Planeja Realiza”, uma plataforma que reúne vídeos, cursos e materiais gratuitos para que servidores públicos, gestores e a sociedade em geral tenham acesso à informação de qualidade. A proposta da iniciativa é democratizar a educação financeira e previdenciária para construir um futuro sólido e tranquilo.
Fonte: Funpresp, em 13.03.2025.