Buscar:

Conselho Deliberativo elege novos diretor Presidente e de Investimentos da Funpresp

Imprimir PDF
Voltar

Nomes serão encaminhados à Previc para habilitação e, em seguida, para nomeação pelo Presidente da República

O Conselho Deliberativo da Funpresp elegeu, nesta sexta-feira (03/12), Cristiano Rocha Heckert diretor-presidente e Gilberto Tadeu Stanzione diretor de Investimentos da Entidade. Os nomes serão submetidos à habilitação pela Previc e, em seguida, seguem para nomeação pelo Presidente da República.

Heckert é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Hoje é Secretário de Gestão do Ministério da Economia e foi membro do Conselho Fiscal da Funpresp. Gilberto Stanzione é Auditor de Finanças e Controle do Tesouro Nacional e atualmente ocupa a Gerência de Operações Financeiras da Funpresp.

Os atuais diretores: Ricardo Pena – Presidência, e Tiago Dahdah – Investimentos, encerrarão seus mandatos a partir da nomeação dos novos diretores. Os diretor de Seguridade, Cícero Dias, permanece por mais dois anos, e de Administração, Cleiton dos Santos Araújo, por mais quatro anos.

O presidente do Conselho Deliberativo da Funpresp, Marcelo Siqueira, destacou a excelência técnica de todos os candidatos. “Foi um processo muito rico e importante para a Fundação. Revela que estamos maduros para conduzir uma seleção de alto nível, comprometida apenas com o futuro da Fundação. Houve unanimidade na percepção dos conselheiros quanto à qualidade dos candidatos e aos benefícios que este processo representa para a Funpresp. Cristiano, com sua experiência de gestão, e Gilberto, com toda a bagagem que já adquiriu na própria Funpresp na busca pela qualidade e segurança dos investimentos, certamente são os melhores nomes para que a Entidade permaneça na sua trajetória ascendente conseguida pela atual diretoria, de excelência e busca contínua pela qualidade do serviço prestado ao servidor público”.

O Estatuto da Funpresp exige que o ocupante de cargo na Diretoria deve ser servidor federal, participante da Fundação, esteja contribuindo há pelo menos 36 meses com um dos planos de benefícios e veda o exercício de atividades político-partidárias a menos de dois anos da data de nomeação.

Eleição dos conselhos Deliberativo e Fiscal

Os representantes dos participantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal para o mandato de 2022-25 foram eleitos pelos participantes por meio de eleições em novembro deste ano e também terão seus nomes encaminhados à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para habilitação e, em seguida, para nomeação pelo presidente da República.

Ao todo, os participantes elegeram 12 representantes nos dois conselhos e também nos comitês dos planos ExecPrev e LegisPrev.

Como são escolhidos os diretores da Funpresp

Os diretores passaram por um processo que incluiu avaliação de currículos, exames de qualificações e experiências, avaliações individuais de competências, sabatinas, entrevistas individuais, testes de conhecimento técnico avançado e avaliações comportamentais. Uma empresa especializada em seleção de executivos foi licitada e contratada exclusivamente para este fim.

Os candidatos também deveriam, obrigatoriamente:

1. Ter formação de nível superior completa;

2. Comprovar experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria;

3. Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;

4. Não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público;

5. Não ter firmado contratos ou parcerias, como fornecedor, comprador, demandante ou ofertante de bens e serviços de qualquer natureza, com a Funpresp ou com algum de seus patrocinadores, em período inferior a dois anos antes da data da nomeação;

6. Ter reputação ilibada;

7. Não integrar concomitantemente outro órgão estatutário da Funpresp;

8. Não exercer simultaneamente mandato em órgãos colegiados de quaisquer empresas e coligadas dos patrocinadores que prestem serviços à Funpresp ou que tenham prestado nos três anos anteriores à posse no cargo;

9. Possuir experiência em cargos de gestão;

10. Capacidade técnica e gerencial, verificando conhecimentos em: visão estratégica, sistêmica e de longo prazo, conhecimento das melhores práticas de governança e conhecimentos da legislação aplicável às funções do cargo;

11. Certificado emitido por instituição certificadora reconhecida pela PREVIC no momento da posse.

Currículos dos novos diretores da Funpresp

Diretor-presidente

Cristiano Heckert

Cristiano Rocha Heckert possui graduação (1999), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, aprovado em 1º lugar no concurso 2005. Atualmente é Secretário de Gestão no Ministério da Economia (desde jan/2019). Anteriormente, ocupou outros cargos na administração pública, dentre eles: Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público (2012-2015); Secretário de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento (2015-2016); Secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal (2016-2017). É professor de temas relacionados a gestão pública e autor do livro “Contratações de TI: O Jogo”, em conjunto com Antonio Fernandes Soares Netto, Ed. Negócios Públicos, 2017

Diretor de Investimentos

Gilberto Tadeu Stanzione

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Economista graduado pela mesma Instituição. Tem mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília e MBA em Finanças pelo Ibmec-DF, além de certificação CPA-20 pela Anbima. Antes de assumir a Gerência de Operações Financeiras da Funpresp, foi gerente de Investimento Público na Secretaria do Tesouro Nacional, onde também foi Assessor na Gerência Setorial de Energia e Analista na Gerência de Análise de Mercado interno e externo. Ainda ocupou os cargos de Coordenador de Investimentos na Funpresp-Jud e de Analista Sênior de Fluxo de Caixa e Investimentos na Companhia de Seguros Aliança do Brasil.

Fonte: Funpresp, em 03.12.2021.