Buscar:

Confira a cobertura completa do 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

Imprimir PDF
Voltar

Evento ocorreu entre 10 e 11 de abril, na Barra da Tijuca, com especialistas debatendo as principais tendências do setor

O 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro aconteceu entre 10 e 11 de abril, na Barra da Tijuca, reunindo mais de 700 participantes, entre profissionais do seguro e resseguro, acadêmicos, jornalistas e autoridades. Confira abaixo as matérias produzidas pelo Portal da CNseg para o evento.

Primeiro dia

Após a abertura oficial do evento, que contou, na plenária, com a participação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), Paulo Pereira; do presidente da Confederação das Seguradora (CNseg), Marcio Coriolano; do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros (Abecor), Roberto Azevedo; do presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar; do presidente adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, e do superintendente da Susep, Joaquim Mendanha, foi realizada a palestra com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que apresentou sua agenda para o desenvolvimento do Brasil.

Ainda na parte da manhã, líderes de movimentos sociais debateram a Renovação Política que, segundo eles, depende de uma coesão suprapartidária calcada, sobretudo, em um diálogo aberto, sem ranços de direita ou de esquerda e sob inabalável transparência da gestão financeira partidária.

As novidades regulatórias da Susep para este ano também foram debatidas em painel próprio, onde identificou-se avanços na legislação, com destaque para os que possibilitam o fomento da aceitação de riscos no exterior por parte das resseguradoras locais.

Os riscos cibernéticos - cada vez mais presentes do cotidiano das pessoas - foi tema de dois painéis. Um que tratou das ameaças em si e, outro, das formas de combatê-los, inclusive por meio do Seguro Cyber.

E com o crescimento em quantidade e intensidade dos desastres ambientais, o seguro agrícola coloca-se em um posto estratégico para mitigar as elevadas perdas provocadas pelas catástrofes surgidas pelas mudanças climáticas, razão da realização de um painel exclusivo sobre o tema.

Por fim, como as resseguradoras brasileiras competem com empresas de todo o mundo, nada mais natural que a realização de painel que tratasse da internacionalização e da competitividade do resseguro brasileiro na América Latina.

Segundo dia

As premissas do crescimento brasileiro e os erros cometidos até aqui foram discutidos no painel sobre os desafios da agenda econômica. “Os desafios são enormes, não há dúvida, e haverá mortos e feridos”, afirmaram durante os debates.

O público que assistiu ao painel que debateu inovações e tendências pôde conhecer um pouco mais do ambicioso projeto do Hyperloop, que promete, um dia, ligar São Paulo a Campinas em seis minutos.

O desenvolvimento do mercado de transações estruturadas em resseguro pode incentivar a expansão da indústria nacional de resseguros mas, por enquanto, as soluções mais sofisticadas ainda estão no âmbito do sonho e exigem trazer para mesa de discussão do marco regulatório, afirmou especialista no painel sobre o tema.

Os prazos prescricionais também entraram nos debates do evento e, de acordo com os palestrantes, as indefinições jurídicas e o descasamento dos prazos prescricionais de seguros e resseguros são preocupantes.

Já o painel sobre Saúde Suplementar debateu os novos modelos de compartilhamento da Saúde Suplementar e as novas maneiras pelas quais esse setor pode compartilhar riscos, a partir da Resolução Normativa 430 da ANS.

E encerrando o 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, especialistas debateram o Seguro D&O, cada vez mais procurados devido aos escândalos em série envolvendo empresas e alguns de seus principais executivos

Clique aqui para acessar a galeria de fotos

Clique aqui para baixar as apresentações dos palestrantes

Fonte: CNseg, em 12.04.2018.