Após meses de estudo aprofundado, a Fundação Libertas inicia uma nova estratégia para seus planos assistenciais, com a continuidade da administração dos planos de saúde internamente, apresentando soluções inovadoras para todos os envolvidos: beneficiários, patrocinadoras e a própria Libertas.
Será implementada a separação do CNPJ assistencial, que garantirá a independência patrimonial e operacional dos negócios Previdência e Saúde da Fundação Libertas, mantendo o ganho de escala na utilização de serviços compartilhados.
Este modelo operacional otimiza recursos e garante a continuidade do compartilhamento da estrutura administrativa com a área de Previdência.
Saúde suplementar e Fundação Libertas
Inflação médica, mudanças demográficas e epidemiológicas, dependência de insumos importados, regulamentação e judicialização são alguns dos desafios do mercado de saúde suplementar brasileiro. A fim de enfrentar este cenário multifatorial e oferecer um serviço de excelência, a Fundação Libertas reforçará seu investimento em:
- Programas de prevenção e promoção à saúde: ampliação de iniciativas focadas na saúde e bem-estar dos beneficiários.
- Modelo de cuidado integrado: fortalecimento da Clínica Libertas Saúde, promovendo um atendimento mais completo e coordenado, pensado especialmente para acompanhar você e sua família em todas as fases da vida, de forma contínua, próxima e resolutiva.
- Planos focado em Atenção Primária: ofertaremos aos beneficiários um modelo de plano focado em atenção primária com valores mais acessíveis.
No âmbito administrativo, a Fundação continuará a revisão e otimização de processos, para garantir uma taxa administrativa competitiva, direcionando os recursos prioritariamente para a assistência. Esta revisão já possibilitou a redução da taxa administrativa de 19% em janeiro de 2024 para 12,85 % em junho de 2025.
Para o plano da Prodemge, que atualmente possui o custeio por percentual de salário, será realizada a migração para o modelo de custeio por faixa etária, garantindo mais solidez atuarial e competitividade.
Qualidade e transparência
Os beneficiários podem continuar contando com uma assistência de alta qualidade, atestada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS). A Fundação Libertas obteve a 4ª melhor nota entre as autogestões no Brasil, com 0,9122. Este resultado é confirmado pela pesquisa de satisfação, que indicou que 89% dos beneficiários estão satisfeitos com a assistência recebida.
Em relação às campanhas de promoção à saúde, a Fundação possui o maior índice de acesso do Brasil, reforçando seu compromisso com o cuidado preventivo. A Clínica de Atenção Primária da Libertas acompanha 1.200 beneficiários, garantindo um cuidado integral e continuado. Este número representa 20% da carteira de beneficiários, um índice excelente comparado ao mercado.
Reiterando seu compromisso com a transparência, a Fundação Libertas manterá todos informados sobre a administração dos planos assistenciais.
Fonte: Fundação Libertas, em 18.07.2025.