Buscar:

Colapso de contêineres em navio nos Estados Unidos

Imprimir PDF
Voltar

Por Aparecido Rocha (*)

Aparecido Mendes RochaO navio porta contêineres Helsinki Bridge sofreu um sério colapso durante a viagem de Boston para Wilmington na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em seis de março de 2019.

Várias pilhas de contêineres tombaram a bordo do navio e certamente haverá danos às cargas por deslocamento interno.

O navio está atracado no porto de Wilmington, os contêineres danificados estão sendo descarregados e as autoridades locais estão verificando se algum contêiner caiu no mar e investigando as causas do acidente, muito provavelmente devido ao mau tempo no Atlântico.

O Helsinki Bridge é um porta containers, IMO 9588081, DWT 96980, com capacidade para 8.930 TEU, construído em 2012, bandeira Panamá e operado pela Kawasaki Kisen Kaisha (K Line), do Japão. Esse mesmo navio estava envolvido em outro acidente de maior visibilidade ocorrido em dezembro de 2017 no porto de Boston, com danos consideráveis ​​ao cais no terminal Black Falcon. 

imagem blogdorocha 07032019

Esse é mais um acidente que chama a atenção para a importância do seguro de transporte internacional. Quem tiver seguro próprio, acionará sua seguradora e receberá seus prejuízos rapidamente; já quem não tem seguro, deverá registar um “claim” junto ao armador e o agente de cargas, porém amargarão um longo período para o ressarcimento e ainda estarão sujeitos às limitações previstas nos tradados e convenções internacionais.

(*) Aparecido Rocha é insurance reviewer.

Fonte: Blog do Rocha, em 07.03.2019.