Buscar:

CPES marcou presença em simpósio sobre atuária

Imprimir PDF
Voltar

Participantes do evento tiveram a oportunidade de adquirir títulos com foco em atuária e assuntos correlatos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB), sediou, entre 5 e 7 de abril, o VII Simpósio de Atuária do Nordeste. O evento contou com a participação de três membros do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros: a coordenadora Natália Oliveira e os pesquisadores Eduardo Fraga e César Neves.

No dia 7, Eduardo Fraga conduziu a palestra de encerramento, que enfatizou a atuação dos atuários em um novo ambiente que surgiu com as Insurtechs, impulsionadas por tecnologias como Big Data e Machine Learning.

Fraga ressaltou que o papel do atuário é primordial nesse cenário, pois é um profissional com amplo conhecimento sobre estatística. O pesquisador também deu exemplos de empresas inovadoras que já estão atuando no mercado inglês e como os consumidores estão recebendo de maneira positiva as mudanças em curso.

Já César Neves participou da mesa redonda “Seguros e Finanças”, com o estudo "Opções e Garantias embutidas em planos de previdência". A mesa contou ainda com as palestras dos professores da UFPB, Felipe Pontes e Sinézio Maia.

Em sua explanação, Neves apresentou um modelo para avaliação do valor das opções embutidas nos planos PGBL e VGBL, como as de anuidade garantida, de adiamento e troca do tipo de anuidade, de crescimento, de interrupção de pagamento e de cancelamento.

No estudo, o autor descreveu as principais características dessas opções e mostrou que o mercado de anuidades brasileiro é incompleto e não livre de arbitragem. Ainda segundo Neves, o modelo proposto permite tanto comportamentos racionais quanto irracionais do segurado, para a decisão de cancelamento antes da data prevista para a aposentadoria.

Publicações

Outro forte braço de atuação do CPES, a atividade editorial também esteve representada no simpósio. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de adquirir títulos com foco em atuária e assuntos correlatos.

Para Natália Oliveira, a grande procura superou as expectativas. “Vendemos todas as publicações que levamos, o que nos sinaliza uma demanda reprimida por literatura especializada na região”, avaliou.

A Escola também aproveitou a ocasião para divulgar produtos educacionais e promover o sorteio de duas bolsas de estudo de cursos de extensão na modalidade de Ensino a Distância (EaD). “Queremos levar a um número cada vez maior de profissionais a oportunidade de capacitação em seguros e o EaD é o melhor instrumento para isso”, concluiu Natália.

Fonte: Boletim Acontece nº 601, em 13.04.2018.