CNseg – Notícias do Seguro, em 23.09.2025

Imprimir

Saiba como o seguro pode ser um aliado estratégico na recuperação de áreas degradadas

A primeira etapa do programa já prevê a restauração de 1,4 milhão de hectares, medida que deve evitar o desmatamento de novas áreas e reduzir em 19,5 milhões de toneladas as emissões de CO₂ por ano. Para viabilizar esse esforço, o Programa Eco Invest Brasil realizou em agosto seu segundo leilão, arrecadando R$ 30 bilhões. Dez bancos se comprometeram a recuperar a área inicial, com a meta de alcançar, em dez anos, a restauração dos 40 milhões de hectares degradados.

Além dos ganhos ambientais e da contribuição para a segurança alimentar e a transição energética, o programa fortalece a posição do Brasil na economia verde global ao atrair capital privado e externo. Linhas de crédito com juros reduzidos são oferecidas a produtores que assumirem compromissos ambientais, como o desmatamento zero e o balanço positivo de carbono. Esse mecanismo alia sustentabilidade, geração de empregos e aumento da competitividade do agronegócio brasileiro.

O desenho financeiro do Eco Invest inclui instrumentos inovadores de proteção contra a volatilidade do câmbio, contratos de equity e barter, além do potencial de criar fundos especializados em investimentos sustentáveis. O Banco Interamericano de Desenvolvimento apoia o programa, destacando sua relevância como modelo para a captação de recursos e a alavancagem de projetos de longo prazo.

Caminho Verde Brasil e o setor segurador

O movimento nacional de restauração e financiamento sustentável abre várias frentes de atuação para o mercado de seguros, que pode assumir papel estratégico em quatro dimensões:

1. Seguro rural e agropecuário

Os produtores que aderirem a práticas sustentáveis terão acesso a linhas de crédito e podem, também, se beneficiar de produtos de seguro rural adaptados às novas exigências ambientais. O seguro passa a ser não apenas uma proteção contra intempéries e perdas de safra, mas um diferencial competitivo para o produtor comprometido com a agenda verde.

2. Seguro ambiental e responsabilidade civil

Projetos de recuperação de áreas degradadas, especialmente aqueles que envolvem financiamento externo, demandam apólices de responsabilidade civil ambiental e seguros-garantia. Esses produtos protegem investidores e credores contra riscos de descumprimento de metas, falhas de execução ou danos não previstos ao meio ambiente e às comunidades.

3. Resseguros e instrumentos financeiros

O volume expressivo de investimentos — bilhões de reais apenas no último leilão — amplia o espaço para soluções de resseguro climático e para produtos que ofereçam proteção frente a riscos cambiais e de crédito. O setor segurador pode atuar em conjunto com bancos e fundos de investimento, agregando segurança e previsibilidade a operações estruturadas no âmbito do Eco Invest.

4. ESG e reputação do setor

Ao participar ativamente dessa agenda, as seguradoras se posicionam como agentes de transformação ecológica, fortalecendo sua imagem junto a investidores, governos e à sociedade. Isso também amplia as oportunidades de desenvolver produtos inovadores ligados à agenda ESG, alinhados às demandas globais por sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Mais do que mitigar perdas, o seguro tem capacidade de se consolidar como pilar de sustentação da economia verde. No caso do Caminho Verde Brasil, o setor segurador oferece:


Katrina: memória viva de um furacão trágico e devastador, 20 anos depois

Raio X do furacão Katrina: quando a natureza expôs vulnerabilidades

Impactos econômicos e sociais do furacão Katrina:

Furacão Katrina: resposta governamental e críticas

Repercussões no setor de seguros com o furacão Katrina

O Katrina foi o desastre natural mais caro da história do setor segurador, com US$ 105 bilhões em perdas seguradas. Suas consequências:

Parte dessa história está registrada nos acervos do Centro de Documentação da CNseg, em uma das edições de 2005 da Revista de Seguros disponível aqui

Furacão Katrina: lição permanente para o setor segurador

O Katrina deixou claro que:


Conheça 4 seguros que combatem imprevistos

Você sabia que existe um seguro que oferece assistências 24 horas para o seu lar?

Você sabia que existe um seguro que protege grandes eventos, como festas juninas?

Organizar uma grande festa é uma missão cheia de detalhes e riscos. Só em 2024, quase 22 milhões de pessoas participaram das festas tradicionais no país, segundo o Ministério do Turismo.

O Seguro para Eventos oferece tranquilidade aos organizadores e garante proteção financeira contra imprevistos como:

Você sabia que o Seguro Celular é a melhor forma de se proteger contra imprevistos?

Esse tipo de seguro cobre situações comuns do dia a dia, como:

As coberturas variam conforme a seguradora e o plano escolhido, então vale comparar antes de contratar.

Você sabia que o Seguro Viagem protege você e sua família durante as férias?

Seja no Brasil ou no exterior, o Seguro Viagem cobre desde despesas médicas até problemas com bagagem e cancelamentos.

Você pode contratar coberturas como:

Fonte: CNseg, em 23.09.2025