Buscar:

BB Previdência apresentou resultados e debateu longo prazo no Encontro Pense Futuro

Imprimir PDF
Voltar

Por Alexandre Sammogini

Luiz-Claudio-Batista-BBP-2-1

A BB Previdência realizou, nos dias 25 e 26 de novembro, a edição 2021 do Encontro Pense Futuro. Voltado para patrocinadores, instituidores, participantes, assistidos, colaboradores e parceiros estratégicos, o evento online apresentou um balanço das atividades da Entidade durante o ano, além de debates com diversos palestrantes sobre planejamento de longo prazo.

O Encontro Pense Futuro teve sua abertura conduzida por Luiz Claudio Batista, Diretor Presidente da BB Previdência, e Antônio José Barreto de Araújo Júnior, Vice-Presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil. A Diretoria Executiva da entidade foi responsável pela apresentação das realizações do ano.

O evento teve ainda palestras que levaram aos participantes diferentes visões e experiências sobre a importância de se pensar o presente para planejar um futuro de realizações. Foram convidados o navegador e palestrante Amyr Klink; o professor e especialista em finanças pessoais Fabiano Calil; Ana Laura Magalhães, fundadora do canal Explica Ana e Partner na XP Investimentos; e Nalbert Bitencourt, campeão olímpico de vôlei e atual comentarista esportivo.

Ano de expansão – A Diretoria Executiva da BB Previdência destacou aos participantes o movimento de expansão alcançado em 2021, mesmo diante do cenário de volatilidade econômica no país. A entidade superou os R$ 9,3 bilhões em patrimônio administrado, com mais de 192 mil clientes.

O crescimento será ainda impulsionado pela adesão de 19 entes federativos ao BBPrev Brasil, Plano criado pela BB Previdência especificamente para atender à demanda de estados e municípios que tiveram de oferecer o benefício da Previdência Complementar aos seus servidores – uma exigência da Emenda Constitucional nº 103 de 2019, a chamada Reforma da Previdência.

O Diretor Financeiro e de Investimentos da BB Previdência, Gustavo Garcia Lellis, reforçou aos clientes a visão de longo prazo característica da Previdência Complementar, o que amortece os riscos da instabilidade no ambiente macroeconômico. O atual momento, segundo ele, oferece oportunidades de investimento tanto para a entidade quanto para os participantes.

“Tem uma frase que diz: ‘No longo prazo é elevada a probabilidade de recuperação’. Trazendo para a nossa realidade, significa que, quanto mais o participante investir no seu plano de Previdência Complementar nesse momento de ‘baixa’, maior a expectativa de ganhos futuros quando o mercado se recuperar. O mais importante é se manter firme e ter a consciência de que esse investimento não é para ser usado agora, mas no momento da sua aposentadoria”, afirmou.

O cenário de volatilidade exigiu ajustes na política de investimentos da BB Previdência para o período 2022-2026. Segundo o Superintendente Executivo de Investimentos, Finanças, Controladoria e Tecnologia, Sergio Maia Reis, entre as principais mudanças estão o aumento das alocações em fundos de renda fixa de crédito privado, na carteira de títulos públicos e no exterior.

“As alocações que estamos fazendo vão trazer resultados. No médio e longo prazo, a BB Previdência entrega resultados melhores do que suas metas e índices de referência”, projetou Sergio em sua participação no Encontro Pense Futuro.

Novidades – Durante o evento, também foram apresentadas as transformações digitais e de gestão realizadas ao longo do ano na BB Previdência. A Entidade tem investido no desenvolvimento de novas iniciativas por meio de métodos ágeis, que serão aplicadas a diversos setores na busca de ganhos de eficiência operacional, compliance e melhoria no atendimento.

Os participantes do evento também conheceram as ações de relacionamento que estão em curso, com destaque para a consultora virtual Pilar, um chatbot para atendimento 24h via WhatsApp dos principais serviços da BB Previdência. A Pilar veio para agilizar o atendimento a diversas demandas, com disponibilidade imediata, a qualquer hora do dia e da noite. Ela oferece mais uma opção de atendimento que está na palma da mão, sem perder de vista a responsabilidade e a segurança que fazem parte de todas as nossas ações, detalhou a Superintendente Executiva de Relacionamento e Operações, Ana Cristina de Vasconcelos.

Durante o evento, também foi anunciado o Programa Pense Futuro que contará com uma plataforma digital de educação financeira e previdenciária que será lançada em dezembro. Entre as ações de relacionamento, foram ressaltados ainda o aprimoramento dos canais já em operação, a criação de novas ferramentas e o reforço da equipe de atendimento. “Entendemos aqui na BB Previdência que o nosso papel deve ir muito além de oferecer produtos e serviços. Queremos inspirar e ajudar os nossos clientes a entender cada vez mais as questões previdenciárias e também ajudá-los a planejar o seu investimento para que possam realmente usufruir do futuro da forma como imaginam”, afirmou durante o evento a diretora de Operações e Relacionamento com Clientes, Cristina Yue Yamanari.

Fonte: Abrapp em Foco, em 02.12.2021.