Anbima - Mais de 35 mil universitários concluíram nosso curso sobre educação financeira

Imprimir

Aulas do Como Investir em Você, presentes hoje em 13 universidades parceiras, trazem noções básicas de finanças pessoais e investimentos

Ajudar quem está na faculdade a dar os primeiros passos no mundo da educação financeira é o objetivo do nosso curso Como Investir em Você. Mais de 35 mil estudantes já concluíram a primeira edição do treinamento, lançada em 2015. Neste mês de outubro, também foi batida a marca de 100 mil inscrições no total.

“Contribuir com a educação financeira da sociedade é um dos nossos compromissos”, afirma Ana Leoni, nossa superintendente de Educação e Informações Técnicas. “Queremos munir as pessoas de informações para que tomem decisões mais conscientes em relação ao dinheiro e aos investimentos. Ao conseguir aplicar os recursos que poupam, os brasileiros podem alcançar seus objetivos e contribuir para a roda da economia do país girar”, explica.

A maioria dos formados no curso é mulher (65%) e está na faixa de 21 a 30 anos (53%). O conteúdo apresentado fala sobre ganhar e gastar dinheiro, organização pessoal, noções básicas de investimentos e como fazer o próprio planejamento financeiro. “O curso é destinado para alunos de faculdades que, em sua maioria, estão no início da vida adulta. É um momento importantíssimo para aprenderem como lidar de maneira saudável com o dinheiro”, avalia Ana.

As aulas são online e têm carga de 40 horas. “A plataforma é fácil e autoexplicativa, o conteúdo é bem organizado e o design do curso me cativou muito visualmente”, menciona Ellen Millena, estudante de Fisioterapia na Unifg (Centro Universitário dos Guararapes, em Pernambuco). Para ela, o aspecto marcante das aulas foi identificar seu perfil de consumo e aprender estratégias para não comprar de maneira impulsiva. “Agora sempre questiono antes de uma compra: preciso mesmo? Tenho recursos para levar? Tem que ser agora? Isso me ajuda a tomar decisões com mais clareza”, explica Ellen.

O Como Investir em Você, que já foi oferecido a 20 instituições, está presente hoje em 13 universidades por todo o país, além da parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). No estado de São Paulo, estamos presentes na Anhembi Morumbi, FMU, Mauá, PUC-Campinas e Uninove; no Rio Grande do Sul, na Fadergs e na Uniritter. O curso também está no IBMR, no Rio de Janeiro; na Unifg, em Pernambuco; na FPB, na Paraíba; na Unidavi, em Santa Catarina; na Unifacs, na Bahia, e na UNP, no Rio Grande do Norte.

Débora Mendonça, estudante de Gestão Financeira na Uninove (Universidade Nove de Julho, em São Paulo), entrou para o Como Investir em Você por recomendação da coordenadora da sua faculdade. “Conforme fui avançando, vi toda a minha vida financeira no decorrer das aulas, o que me motivou a continuar o curso. Ele tem uma linguagem clara e objetiva que facilitou bastante”, conta.

“Aprendi que devo sempre ter uma reserva e gastar menos do que ganho, o que eu não fazia antes”, disse Débora. Ela não é a única: entre os 35 mil formados, mais de 90% tinham dificuldade de controlar os gastos e 80% deles nem sempre conseguiam economizar. “Após o curso, mudei totalmente a forma de pensar e de organizar a minha renda e a da minha família. Reduzi custos de forma significativa, ensinei meu marido também e isso nos deu um fôlego financeiro”, contou.

Mais de 43% dos alunos formados nunca haviam feito um orçamento pessoal, ou tentaram e não conseguiram. Antes das aulas, Débora não teve contato com nenhuma iniciativa de educação financeira. “Foi totalmente útil para a minha liberdade financeira”, relatou. Ellen acrescenta que a iniciativa é válida para qualquer pessoa. “Não é conhecimento apenas acadêmico ou para o mercado, é para a vida”, comenta.

Seguindo carreira

Os estudantes que fazem parte do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e querem seguir carreira no mercado financeiro contam com mais dois benefícios. Oferecemos gratuitamente o nosso curso \Mercado Financeiro de A a Z, que fala sobre a estrutura e as principais características do sistema financeiro. Além disso, todo ano são selecionados 100 estudantes de Economia, Contabilidade, Administração, Ciências Atuariais e Engenharia para prestar o exame da CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) sem custos.

Capítulo 2: seja um investidor

O Como Investir em Você tem uma segunda edição, lançada em abril deste ano, que traz um simulador de investimentos. Após três módulos sobre educação financeira e como lidar de maneira saudável com o dinheiro, o aluno deve escolher um objetivo, como uma viagem, a compra de um carro, o casamento, uma pós-graduação ou a aposentadoria.

A partir daí, começa uma trajetória com 12 passos que representam cada mês do ano. O percurso traz situações do dia a dia, como um dinheiro extra ou imprevistos que geram gastos, e a pessoa deve escolher como agir. A cada decisão, há explicações sobre investimentos e tomadas de decisão mais conscientes.

A segunda edição só está disponível para quem concluiu a primeira etapa do curso. As aulas foram liberadas gradativamente para as universidades e já estão em 12 delas – a Unidavi e o CIEE receberão o curso até o começo de 2020. Após iniciado, há um prazo de 45 dias para passar por todo o conteúdo e, ao final, é oferecido um certificado de conclusão.

Fonte: Anbima, em 14.10.2019