Buscar:

Abrapp promove participação de estudantes universitários no 39º CPCF

Imprimir PDF
Voltar

Além de contar com alto índice de participação de dirigentes e profissionais do sistema, o 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, realizado em Florianópolis de 10 a 12 de setembro, contou com outro público bastante especial: os estudantes universitários. Nesta edição, o Congresso contou com a participação de 27 estudantes universitários que receberam isenção da taxa de inscrição. Eles tinham proveniência de cinco universidades federais: UFABC, UFSC, UFRGS, UFV e UFMG.

“O projeto de levar os estudantes ao nosso Congresso é uma forma de disseminar a cultura previdenciária. Partimos da ideia principal que esses jovens serão os formadores de opinião no futuro e, por isso, acreditamos que é importante que eles tomem conhecimento do propósito e finalidade dos planos das entidades fechadas”, explica Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp e Coordenador Executivo do 39º CPCF. Desta forma, a Abrapp cumpre com sua função de incentivar a sustentabilidade do sistema no futuro.

O número de estudantes contemplados com a isenção da taxa vem crescendo nos últimos três anos. Em comparação com 2017, a edição deste ano contou com aumento de 25% na quantidade de isenções para universitários. A organização do Congresso tem direcionado o projeto para as universidades que possuem histórico de participação. Nesta edição, a novidade foi a participação da UFRGS e da UFABC.

Ciências atuariais - Os alunos das universidades de Viçosa (UFV) e Minas Gerais (UFMG) mostraram boa mobilização, ao levar cerca de 10 estudantes cada uma para o Congresso. A mobilização foi incentivada pelo Especialista da UniAbrapp, Ivan Sant’Ana Ernandes, que é professor de ciências atuariais nas duas instituições de ensino. “É uma iniciativa que multiplica o conhecimento entre os estudantes. É uma oportunidade única para tomar contato com profissionais da área para a formação de opinião consciente e valorização do segmento da Previdência Fechada”, comenta Ivan Sant’Ana.

O Especialista conta ainda que tem ocorrido um interesse crescente na participação dos estudantes no Congresso. “A gratuidade nas inscrições tem incentivado um forte interesse dos estudantes. Todos os que foram ao Congresso saíram com uma boa percepção da importância da profissão”, diz o professor, que agradece a iniciativa da Abrapp. Neste ano, foi possível ainda levar dois pesquisadores universitários de temas relacionados à previdência.

A palestra de Ivan Sant’Ana no Espaço da UniAbrapp teve grande audiência de seus alunos. Ao final da apresentação, foi tirada uma “foto oficial” com o professor e seus alunos.

Confira a seguir depoimentos de alguns dos universitários:

Maira Magnani (Estudante da UFABC):

“Sinto a necessidade de agradecê-los imensamente pela oportunidade dada a mim. A experiência prática de participar dos debates e escutar as melhores mentes sobre o assunto foi, sem dúvida, algo que guardarei para sempre e que valeu muito na construção do meu futuro. Esse agradecimento também é válido para ressaltar o espaço que a Abrapp tem, como associação e instituição, para continuar fomentando o envolvimento de jovens em um assunto tão precioso no momento em que vivemos. Por muitas vezes, nós, jovens estudantes, deixamos de participar de eventos de tão grande porte por não poder arcar com os custos e, também, por não nos sentirmos pertencentes a esse universo. Enfim, meu final agradecimento a todo o empenho da equipe e pela incrível oportunidade.

Leonardo Borba Freitas Vianna (Estudante da UFMG):

Também participei do Congresso no ano passado. A programação deste ano estava muito boa. Gostei especialmente das palestras do professor Leandro Karnal e do médico neurologista Pedro Schestatsky. Foi o melhor evento profissional que já fui na minha vida. Aproveitei bastante também a palestra do professor Ivan [Sant’Ana Ernandes] e outras apresentações da UniAbrapp. Toda a programação serviu muito para refletirmos como será a previdência no futuro. Participei com mais nove alunos de minha universidade, a UFMG.

Eduardo Monteiro de Oliveira (Estudante da UFRGS):

Participar do 39º Congresso da Abrapp foi uma experiência que superou bastante minhas expectativas. Eu me interesso por previdência desde o momento que ingressei no curso de ciências atuariais e já tive a oportunidade de trabalhar na área. As palestras no auditório principal foram muito boas e me convenceram de que é possível reestruturar o sistema previdenciário no Brasil de uma forma sustentável com o auxílio das novas tecnologias. Fui a várias palestras ótimas no auditório 2 também, pois abordavam assuntos sobre investimentos, que é uma área que tenho bastante interesse. Foi um evento que me marcou pelo aprendizado tanto na área de previdência quanto de investimentos.

Veja também entrevistas da TV Abrapp:

Pesquisador Alcindo Cipriano Argolo Mendes (UFV)

Estudante Larissa da Silva de Paula (UFV)

Fonte: Acontece Abrapp, em 20.09.2018.