ANS e UNIDAS assumem compromisso pela busca de soluções sustentáveis para a saúde suplementar

Imprimir

Durante o encontro, diretorias de ambas as entidades se comprometeram a discutir propostas que promovam novas soluções e caminhos para o segmento

A nova diretoria da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) se reuniu, na quinta-feira (13), com a direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o objetivo de estreitar laços e fomentar discussões sobre a sustentabilidade do setor de saúde suplementar – que também envolvem as autogestões - para que a entidade possa atuar em parceria com a agência regulatória. O encontro, que aconteceu na sede da ANS, no Rio de Janeiro, contou com a presença do diretor-presidente da ANS, Leandro Fonseca, e dos diretores Paulo Rebello e Rogério Scarabel.

Durante o encontro, a UNIDAS e a ANS se comprometeram a trabalhar em conjunto para a busca de soluções e modelos que tornem o setor de saúde suplementar no Brasil mais sustentável, uma vez que o segmento enfrenta um momento delicado por conta do cenário econômico do país, além de incentivar a busca das melhores práticas de governança corporativa e gestão de riscos. Foi ressaltado durante o encontro a importância das autogestões, representadas pela UNIDAS e seu universo de aproximadamente 5 milhões de beneficiários, que possuem a necessidade de uma diferenciação das regras que regem o setor da saúde suplementar.

"Entendemos que a UNIDAS representa hoje o melhor modelo de plano de saúde para as pessoas e para as empresas, inclusive trazendo para o mercado de saúde suplementar beneficiários que dificilmente contratariam as operadoras do mercado lucrativo. Além das vantagens econômicas e maior proximidade com os funcionários das empresas, conta ao nosso favor o tempo de permanência dos beneficiários em nossa carteira, o que possibilita ações mais efetivas para a qualidade de saúde da nossa população. Portanto, queremos nos apresentar e propor soluções que estabeleçam proximidade com a agência, ampliem nosso segmento e tragam mais sustentabilidade, uma vez que a saúde suplementar vem perdendo beneficiários", ressaltou Anderson Mendes, presidente da UNIDAS.

Ainda durante a reunião, o presidente da UNIDAS formalizou o convite aos diretores da ANS para o 1º Fórum de Dirigentes que será realizado no dia 26 de junho, em Brasília, e para o 22º Congresso UNIDAS, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, em Atibaia (SP). Considerado um dos mais importantes eventos do setor da saúde suplementar, neste ano, o evento discutirá a importância das autogestões na transformação da saúde no Brasil.

Fonte: JoinUs, em 19.06.2019.