Notícias AMB, em 01.07.2022

Imprimir

AMB recebe a visita da SBMA

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Antonio José Gonçalves, Dra. Rozania Soeli dos Santos Sobreira, Dra. Maria Rita de Souza Mesquita e Dr. José Luiz Madrigrano.

A Associação Médica Brasileira recebeu, no dia 15 junho, a visita da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA), representada pela Presidente Dra. Rozania Soeli dos Santos Sobreira e pelo Ex-Presidente e atual Conselheiro Dr. José Luiz Madrigrano. Na ocasião, o Secretário-Geral da AMB, Dr. Antonio José Gonçalves, e a 1ª Secretária da AMB, Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, discutiram com a SBMA os avanços sobre o pedido de inclusão, como pré-requisito da Área de Atuação da Medicina Aeroespacial, das especialidades representadas pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Os Diretores da AMB informaram à SBMA que as solicitações já foram aprovadas pela Comissão de Ensino Médico e Pós-Graduação, ratificadas pelo Conselho Científico da AMB e encaminhadas para a Comissão Mista de Especialidades, para parecer final.


AMB enaltece entrega do novo IOU da Unicamp à população

A Associação Médica Brasileira (AMB) enaltece a entrega à população do novo Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) da Unicamp. Planejado para atender até 200 mil consultas médicas e mais de 88 mil exames diagnósticos e 4300 cirurgias anualmente, o IOU será o principal centro médico das duas especialidades para a região metropolitana de Campinas.

Todas as verbas destinadas para a construção e entrega do novo IOU vieram através de repasse do Ministério Público do Trabalho (MPT) em acordo celebrado com a Raízen Combustíveis (Shell) e a Basf. Na época, a conciliação encerrou a ação civil pública que buscava reparação aos trabalhadores de uma fábrica de agrotóxicos no município de Paulínia, região metropolitana de Campinas e que foram afetados por substâncias tóxicas da antiga fábrica.

Para Antônio José Gonçalves, Secretário-Geral da AMB, a iniciativa de utilizar recursos de uma reparação judicial para o bem da comunidade é bem-vinda e é uma alternativa para novos aportes à saúde pública. “Esse caso demonstra como o poder público pode e deve ir atrás de alternativas de verbas para a saúde e que se revertam em benefício ao cidadão”, analisa o dirigente.

Ao todo o IOU recebeu através do MPT mais de R$ 51 milhões que foram direcionados para as obras das novas instalações em uma área de 11 mil metros quadrados que também abrigará setores de ensino e pesquisa.

Para a Associação Médica Brasileira a entrada em operação do IOU merece parabéns, pois garante à população de Campinas e região o importante acesso a um atendimento em saúde de primeiro mundo.


AMB apoia campanha “Vacina Mais” do CNS, Conass, Conasens e OPAS/OMS

WhatsApp-Image-2022-07-01

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) se uniram para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação. O lançamento do “Vacina Mais” aconteceu na quarta (29/06), na sede da OPAS/OMS, em Brasília. O Presidente Dr. César Fernandes, em vídeo que pode ser assistido abaixo, mostrou o total apoio da Associação Médica Brasileira a esta importante iniciativa. Também esteve presente no lançamento, representando a AMB, o Dr. Etelvino de Souza Trindade, Vice-Presidente da Região Centro-Oeste.

“O foco central das falas dos gestores de saúde dos governos (federal, estaduais e municipais) foi o problema e a preocupação com o reaparecimento de doenças que estavam totalmente sob controle, como o sarampo, e a possibilidade de outras doenças voltarem, como a poliomielite” relata o Dr. Etelvino.

Além da AMB, campanha conta com o apoio de mais 31 instituições: Anvisa, Consed, Undime, Fiocruz, Butantan, CNBB, SBIM, SBP, SBI, FCFAS, ABEN, EBSERH, Conacs, Febrasgo, Unidos Pela Vacina, Instituto Todos Pela Saúde, CMB, Consórcio da Imprensa, Vital Strategies, ICEPi, CNJ, CNMP, STF, Ministério da Saúde, TCU, FNP, FIESP, CNM, CONIC, OAB e Frente pela Vida.

A campanha “Vacina Mais” levará informação clara, atraente e precisa a diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação.

“A esperança é que no próximo ano, nesta mesma época, o Brasil consiga resgatar os níveis vacinais que tornaram o país no modelo mundial de coberturas vacinais”, finaliza o Dr Etelvino.

amb video 010722

Fonte: AMB, em 01.07.2022.