Buscar:

39° CPCF: Conhecimento, inovação e agilidade para se preparar para a Disrupção

Imprimir PDF
Voltar

Com mais de 3,3 mil participantes, o 39°Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, celebrou os 40 anos da Abrapp completados em 2018 com muita representatividade e grande acúmulo de experiência e conhecimentos técnicos. Considerado o maior evento mundial de Previdência Complementar, o Congresso discutiu neste ano a “Disruptura e o Mundo do Novo Século” com um time de especialistas e pensadores de primeira linha formado por nomes do cenário nacional e internacional. O evento foi encerrado em grande estilo com a palestra do consultor e guru da administração mundial, o indiano Ram Charan.

“A disrupção inevitavelmente ocorrerá”, enfatizou o professor da Harvard Business School. O pensador propôs uma reflexão sincera para a plateia lotada nesta quarta, 12 de setembro, no terceiro e último dia do evento, sobre a preparação para o momento de disrupção em nosso setor. Para isso, é necessário buscar os sinais de alertas, informações de novas tendências e lembrar que o mercado atual não tem fronteiras. Alertou ainda para a importância do uso dos algoritmos, que são utilizados pelas startups bem sucedidas. “É muito importante utilizar os algoritmos no setor de seguros e previdência”, recomendou Charan.

A palestra de encerramento do Congresso foi a coroação de uma ampla programação que discutiu a inovação e a necessidade de reinvenção do sistema. A maior parte das plenárias e apresentações técnicas tocou no tema das mudanças na sociedade, com o aumento da longevidade, da aceleração tecnológica e dos impactos na previdência. Neste contexto, também foram realizados debates muito produtivos sobre a Reforma da Previdência, as propostas para o próximo governo, governança e investimentos.

“A necessidade da Reforma da Previdência teve um importante reforço após os mais novos cálculos demográficos elaborados pelo IBGE. Em sua recente revisão das projeções da população, o instituto constatou que a população idosa brasileira está aumentando mais rapidamente do que se imaginava”, disse o diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, na sessão de abertura, na segunda, 10 de setembro. Já no discurso de encerramento, o Diretor Presidente defendeu a flexibilização das regras do sistema e a recriação do Ministério da Previdência. “Estamos levantando a bandeira de volta do Ministério da Previdência, para retomar o cunho social dos assuntos previdenciários”, disse (leia mais). Ressaltou ainda a utilização da criatividade para retomar o crescimento do sistema, como por exemplo, com a criação dos planos voltados para familiares de participantes.

As equipes de Notícias do Congresso e a TV Abrapp realizaram uma ampla cobertura das plenárias, entrevistas com palestrantes e especialistas e principais novidades. Todo o conteúdo de reportagens e entrevistas em vídeo está disponível no hotsite e no aplicativo do evento (clique aqui para ler e assistir os vídeos).

Plano 2022 - Além de contar com uma longa história, com “raízes sólidas”, não só de passado vive a Abrapp. A associação que representa o sistema de entidades fechadas, que administram ativos da ordem de R$ 847,5 bilhões, projeta-se para o futuro para abrir caminho para o fomento e a inovação. Para isso, utilizou no 39°CPCF um dinâmico sistema de enquetes, desenvolvido pela consultoria Nodal, que recolheu subsídios e informações dos congressistas para reunir em um projeto para o futuro. Chamado de Plano 2022, os resultados foram apresentados no último dia do evento.

Ao pedir uma palavra para resumir a participação no Congresso, o termo mais citado foi “Inovação”, seguida por “Mudança” e “Conhecimento”. Os termos apareceram em uma nuvem de palavras que destacava as mais acionadas pelo público, que respondiam às questões em tempo real.

Em seguida, foram apresentadas 12 questões para avaliar as propostas para a Previdência Complementar Fechada, no contexto do próximo governo. Para terminar, o sistema recolheu informações sobre a motivação e comprometimento com o Plano 2022. A última pergunta sobre “a motivação a agir dentro da realidade” após a participação no 39° CPCF alcançou a expressiva nota média de 8,2.

Fonte: Acontece Abrapp, em 13.09.2018.